sexta-feira, 31 de outubro de 2008


Foto: Leila Rocha


Estacionamento para bicicletas ou lateral da Catedral Basílica

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Artesanato PET

Aí estão algumas mostras do que é possível ser feito com garrafa PET e com uma boa dose de criatividade. Estive no Sesc-Pelourinho e Mara, funcionária de lá, me ajudou a divulgar as invenções de várias artesãs. Em abril de 2009 começarão as inscrições para vários cursos de artesanatos, todos ocorrerão no local, na rua das Laranjeiras.



Copos plásticos, porta-bebidas e caixinhas para presentes



Pulseiras PET




Banquinho-sacola PET






Bromélia PET






Cadeiras e pufes PET




Garrafas PET

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Jornada de Literatura

Acontece amanhã, dia 24 de outubro, a Jornada de Literatura, organizada pelo Núcleo do Livro, Leitura e Literatura da Fundação Pedro Calmon.
Durante a manhã ocorrerão oficinas de literatura de cordel, criação literária, entre outras, na Praça das Artes, no Pelourinho. Durante a tarde, a partir das 14hs, na Praça Pedro Arcanjo, também no Pelourinho, vai haver mostras de vídeos, apresentação da Filarmônica 25 de Junho (Cachoeira-Ba),recital com o Grupo Viverarte (Biblioteca Comunitária do Cabula), recital de poesia com crianças (Biblioteca do Calabar) e conversa com o escritor Geraldo Maia.
Além das atrações acima, a Biblioteca Móvel , o SAC Móvel e o Atendimento Médico ao Cidadão estarão na área.

Informações através do telefone (71)31166653, secretaria do Núcleo do Livro, Leitura e Literatura da Fundação Pedro Calmon.

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Gato pintado, quem te pintou?

Os gatos que aqui miam, miam para me acordar. É impressionante, os felinos estão por todos os lugares do Pelô! Dia desses saiu um microgato de um buraco de parede (mais parecia casa de rato) em direção à rua. Aí pronto, uma moradora das redondezas apareceu toda agoniada correndo atrás do filhote. "Peraê, peraê, ele é miudinho!", gritou a raridade em pessoa , já parando em frente ao carro onde eu tava. "Ei, minha tia, esse gato é 'ozadinho', uma hora dessas ele some por aí e a senhora não encontra mais ele", falei assim mesmo. "Eta, se alguém mexer com ele, eu é que 'zunho' ". Saí correndo, daqui a pouco a doida me 'zunhava', Deus é mais!
E o amor que sinto pelos gatos continua...




sábado, 18 de outubro de 2008

As propostas dos prefeituráveis para o Pelourinho

João Henrique – Segundo a assessoria de imprensa do candidato, na área específica da Cultura, junto com o governo e a Petrobras, foi recuperada a igreja da Barroquinha, onde está sendo implantado o Centro de Cultura da Barroquinha, para abrigar um pólo de criação visual para livros e CDs voltado ao apoio de novos talentos, buscando manter os artistas baianos na terra natal e estimular as editoras locais. Para o Pelô, sua proposta é fortalecer o APL (Arranjo Produtivo Local) da Cultura, a partir da implantação de centro de qualificação, de balcão de informações e de centro de apoio logístico. A proposta prevê, também a implantação, na área, da Salvador Film Commission, com vistas a apoiar a produção audiovisual na cidade, seja ela oriunda de produtores nacionais ou estrangeiros. Outra medida prevista é o apoio à prática da capoeira, patrimônio reconhecido nacional e internacionalmente, que tem no Pelourinho uma história muito forte.

Walter Pinheiro- O candidato acredita que a prefeitura, que sempre se manteve à parte, deve se envolver mais com o Pelourinho. Ele prevê estimular algumas atividades específicas e garante que já procura parceiros para estabelecer na área diversos equipamentos, como centros culturais. “Tenho dialogado com o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal”, exemplifica. Pinheiro também pretende criar mais estrutura para teatro, retomar a Feira de Artesanato e estimular a produção de conteúdo audiovisual na região. Seguindo o exemplo do governo do Estado, diz que vai transferir alguns órgãos municipais para o Centro Histórico e ainda diz que tem intenção, quando prefeito, de viver no Pelourinho.

Fonte : Jornal A Tarde

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Protesto Olodum

Música:Protesto Olodum

Olodum

Composição: Tatau

Força e pudor/Liberdade ao povo do Pelô/Mãe que é mãe no parto sente dor/E lá vou eu/Declara a nação,Pelourinho contra a prostituição/Faz protesto, manifestação/E lá vou eu/Aqui se expandiu/E o terror já domina o Brasil/Faz denúncia Olodum Pelourinho/E lá vou eu/Brasil liderança/Força e elite da poluição/Em destaque o terror, Cubatão/E lá vou eu/Iô iô iô iô iô/La la la la la la la/Iô iô iô iô iô/La la la la la la la/E lá vou eu/Brasil Nordestópia/Na Bahia existe Etiópia/Pro Nordeste o país vira as costas/E lá vou eu/Nós somos capazes/Pelourinho a verdade nos trás/Monumento caboclo da paz/E lá vou eu/Iô iô iô iô iô/La la la la la la la/Iô iô iô iô iô/La la la la la la la/E lá vou eu/Desmound tutu/Contra o apartheid lá na África do Sul/Vem saudando Nelson Mandela/O olodum/Iô iô iô iô iô/La la la la la la la/Iô iô iô iô iô/La la la la la la la/E lá vou eu/Moçambique, Moçambique, Moçambique,Moçambique, Moçambique, Moçambique