quarta-feira, 6 de maio de 2009

Sociedade Protetora dos Desvalidos



Foto: Leila Rocha


Foto: Leila Rocha


A Sociedade Protetora dos Desvalidos nasceu do ideal de Manoel Victor Serra, e foi fundada com o nome de Irmandade Nossa Senhora da Soledade de Amparo dos Desvalidos, em 16 de setembro de 1832. Funcionou inicialmente na capela de Nossa Senhora dos Quinze Mistérios, e também funcionou durante vinte anos na Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos. Em 1883 estabeleceu-se no belíssimo casarão localizado no Cruzeiro de São Francisco.
Um dos principais objetivos da Irmandade, transformada em Sociedade Protetora dos Desvalidos em 1851, era a obtenção de recursos para as compras de cartas de alforria, amparando aqueles que estavam submetidos à escravidão. As cartas de alforria eram adquiridas de acordo com as possibilidades financeiras do grupo e os beneficiados eram sorteados, evitando-se assim corrupções.

Os sócios da instituição devem seguir rigorosamente as cláusulas vigentes, dentre elas está a proibição de revelar a amigos e parentes o que é tratado nas reuniões.
Desde a fundação desta entidade, os associados trabalham no sentido de ajudar os companheiros desprovidos de dinheiro e acolhimento. No prédio de estilo colonial ainda existiu um asilo, onde os sócios em difíceis situações de sobrevivência, seja pela idade avançada ou mesmo por falta de recursos financeiros, recebiam auxílio. Pessoas carentes e em situação de risco recebem constante atenção da Sociedade Protetora dos Desvalidos.

A caridade e a fraternidade são os lemas do trabalho iniciado por Manoel Victor Serra e demais fundadores da Sociedade Protetora dos Desvalidos.

Nenhum comentário: