quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Seminário comemora os 325 anos da Irmandade dos Homens Pretos

Memória - Evento que acontece na Biblioteca Pública do Estado enfatiza cidadania nas comunidades afrodescendentes

Meirelles: restauração do templo

A Ordem Terceira do Rosário de Nossa Senhora às Portas do Carmo – Irmandade dos Homens Pretos festeja os 325 anos de fundação com o seminário Ouvi o Clamor deste Povo Negro, a ser realizado na Biblioteca Pública do Estado, no bairro dos Barris.

O evento conta com o apoio da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult) e é uma ação socioeducativa que tem o objetivo de comemorar a data e contribuir com a cidadania e o desenvolvimento cultural e social das comunidades afrodescendentes. O seminário acontece amanhã(16) e sexta-feira(17), das 18 às 21hs, e no sábado(18), das 8h30 às 12hs.

"Estamos honrados em apoiar a realização do evento em comemoração aos 325 anos da Irmandade dos Homens Pretos, assim como temos a satisfação de executar, via Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac), a obra de restauração da igreja dentro do Prodetur, um programa do Ministério do Turismo fundamental para o nosso Centro Histórico", disse o secretário estadual de Cultura, Márcio Meirelles.

Segundo o prior da irmandade, Júlio César Soares da Silva, o momento de celebração é ideal para a compreensão da história da congregação. "O foco principal deste evento é contribuir para uma maior e melhor compreensão da nossa memória e realidade em que vivemos na Ordem Terceira do Rosário de Nossa Senhora às Portas do Carmo e em seu entorno."

Dentre os aspectos mais enfatizados no seminário, destaca-se a preocupação com o nível de informação e de formação dos seus membros para a valorização da cultura negra.

Programação do evento

Ubiratan Castro faz palestra

No primeiro dia de seminário, o público assistirá a palestras que contam a história da Irmandade do Rosário dos Pretos. Quem dá início à programação é o presidente da Fundação Pedro Calmon, Ubiratan Castro de Araújo, que discutirá O Rosário dos Pretos e a Diáspora Negra.

Em seguida, o professor Jaime Sodré debate A Irmandade dos Homens Pretos, e a professora Lucilene Reginaldo finaliza a programação do dia com A História da Irmandade do Rosário dos Pretos do Pelourinho.

Na sexta-feira, o público conhecerá o papel jurídico-social e a importância do patrimônio material e imaterial, com palestra ministrada por Balbino Simões, sobre A Importância do Aspecto Jurídico na Irmandade do Rosário dos Pretos, seguida pela professora Célia Sacramento, com o tema O Papel Social na Irmandade do Rosário dos Pretos, e pela professora Eny Cleide Vasconcelos, que discutirá A Interpretação do Patrimônio Material e Imaterial na Igreja do Rosário dos Pretos.

O superintendente do Sebrae/Bahia, Edival Passos, finaliza a apresentação, com o tema Empreendedorismo – Uma Proposta de Autonomia.

No sábado, aprogramação tem início com a palestra do padre Clóvis do Carmo Cabral, que tem como tema Bíblia, Negritude e Irmandades Negras Católicas, e finalização do professor Vilson Caetano de Souza, que discutirá As Irmandades Negras Católicas.

A inscrição para o seminário é gratuita e para participar basta enviar um e-mail para rosariosalvador2010@gmail.com, informando os dados solicitados: nome completo, endereço completo com CEP, telefone para contato (celular e fixo), e-mail, instituição/empresa/escola e /ou faculdade, profissão e/ou ocupação e data de aniversário.

Patrimônio passa por restauração

A igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de Salvador foi fundada no ano de 1796

Tombada, em separado, como obra de arte pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e também por pertencer ao conjunto histórico, artístico, urbanístico e paisagístico do Pelourinho, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos encontra-se em fase de restauro pela Secretaria estadual de Cultura, por meio do Ipac.

Os recursos são do Ministério do Turismo, através do Programa de Desenvolvimento do Turismo no Nordeste (Prodetur), com entrega prevista para novembro deste ano.

No período histórico, a primeira reforma realizada na igreja acontece em 1815, com duração até 1826, porém, já com a proteção do tombamento, a primeira reforma respeitando os limites e o conceito de restauro é feita na segunda reforma, iniciada em 1943 e orientada pelo Iphan.

História

A Irmandade de Nossa Senhora do Rosário chegou ao Brasil no Século XVI, mas somente no fim do período colonial é que as irmandades do Rosário passam a ser constituídas pelos ‘homens pretos’.
A primeira igreja fundada como Irmandade dos Homens Pretos é a localizada no município do Rio de Janeiro, em 1640, seguida por Minas Gerais, em 1708, e São Paulo, em 1711.

A Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de Salvador foi fundada em 1796. Dentre as influências históricas que a irmandade exerceu, está a compra da liberdade de muitos escravizados negros da Bahia.



Publicado pelo Diário Oficial da Bahia - em 15 de setembro, 2010

Nenhum comentário: